top of page

Historia 

descobrimentos.jpg
Descoberta das ilhas â€‹

  Na época dos descobrimentos portugueses  durante a fase henriquina, a ilha foi designada como ilha de São Dinis, conforme consta no testamento de Ifante D. Henrique

Futuramente na cartografia do seculo XIV, encontra-se como "Ilha Dos Pombos", até aos dias de hoje não se sabe o exato ano que a ilha foi encontrada apenas se sabe que foi no seculo XIV.

sonhar-com-pessoas.jpg
População 

 

Em 29 de Dezembro de 1482 a ilha foi integrada na Capitania Do Faiial pela Infanta D. Beatriz, em virtude de Álvaro de Ornelas, seu primeiro capitão do donatário não ter tomado posse efetiva da ilha por volta de 1460.

Em 1501, Lajes do Pico foi elevada a Vila e sede de concelho pelo Manuel I de Portugal. Em 1542 foi a vez de São Roque do Pico e em 1712 , a de Madalena, confirmando a sua importância económica como porto de ligação com o Faial, e também como local de residência dos proprietários dos extensos vinhedos da zona, já então produtora de vinho, o Verdelho do Pico.

picokakak.jpg
Atualmente â€‹
Mais recentemente , em Julho de 2004, a UNESCO considerou a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património da Humanidade. A área assim classificada engloba os lajidos das freguesias da Criação Velha e de Santa Luzia. O Parque Natural da ilha do Pico, engloba a área da Montanha do Pico e Planalto Central assim como outras zonas de proteção especial.
bottom of page